martes, 30 de octubre de 2018

Quanto dura a Crianza em um Vinho?


Post Salta Vinos http://www.saltavinos.com.ar


 O vinho crianza é um vinho que por suas qualidades é adequado para a guarda. Podermos dizer que a crianza é epspecífica  e de acordo  com a variedade. Por isso não é possível estabelecer datas, mas sim uma certa orientação.

Vinhos de crianza são chamados aqueles que passaram um mínimo de envelhecimento entre madeira e garrafa. São vinhos que desenvolvem além das características varietais da sua origem outras características organolépticas devido a esse período de envelhecimento.

Seu consumo ideal varia dependendo de vários fatores, mas geralmente é mais ou bastante mais longo prazo que os vinhos jovens (normalmente entre 3 e 10 anos, embora alguns tenham capacidade até 20 anos.
Os vinhos crianza na sua maioria são tintos embora também tem muitos brancos e é raro encontrar rosé.
Dentro dos vinhos crianza segundo a regulamentação das denominações de origem espanholas há 3 subtipos:

CRIANZA, RESERVA E GRAN RESERVA.  Cada conselho regulador das diferentes denominações de origem (D.O) estabelece períodos de tempo determinados para cada categoria. Os períodos aproximados da crianza move-se nestas margens:

CRIANZA Mínimo seis meses em madeira e até dois anos em garrafa. Crianza será então o vinho que tem um ano em madeira e outro ano na garrafa assim  como aquele que tem 18 meses em madeira e seis na garrafa.

RESERVA  Mínimo de um ano em madeira e até três anos na garrafa.

                                                                 



#葡萄酒



Fonte Salta Vinos
http://www.saltavinos.com.ar
Tradução ao Português
Nora Ibarra
Sommelier 

No hay comentarios:

Publicar un comentario