A origem da uva Bonarda na Argentina sempre foi confusa. Na começo na Argentina foi chamada a Bonarda Piamontesa. Mas novos estudos seguram que na verdade ela é uma ancestro de Corbeau de Savoie - França
Foram feitas provas genéticas para comparar as raízes Argentinas com as de Piemonte e de Savoie. E foi revelado que tem marcdadores moleculares iguais aos de Corbeau. Essa mesma variedade é cultiva na Califórnia com o nome de Charbono.
Mas existe uma explicação provável. A região da Corbeau noir de Savoie e do Piemonte são regiões vizinhas que estão separadas pelos alpes mas tradicionalmente conectadas.
A Bonarda se adaptou perfeitamente na Argentina e passou de ser utilizada como uva de corte para elaborar varietais. É a segunda variedade de maior projeção na Argentina. Da vinhos harmoniosos, com taninos elegantes e aromas de frutos negros, cedro e sabe a samambaia.
A cor destes vinhos é rubi com tons violáceos e púrpuras.
É uma variedade difícil de obter. Tem um cliclo de maduração longo. Para logar um bom vinho é preciso chegar a um ponto de madurez alto.
A temperatura de serviço é entre 15º e 16º combina muito bem com ragu- massas e legumes gratinadas. Queijos não muito temperados e ensopados levemente apimentados.
![]() |
http://bodegarafaelbiondi.com |
No hay comentarios:
Publicar un comentario