miércoles, 10 de octubre de 2018

A Garrafa de Vinho




A partir do século XVII o vinho começou a ser um produto seleto,. Começou a ser utilizado em festas e banquetes. Isto fez aumentar a demanda, por parte da aristocracia em procurar um modo mais simples de transporte e armazenamento. Foi assim que aparece um dos elemento que mudaria para sempre o vinho: A garrafa de vidro.
No tempos dos romanos o vinho era armazenado em barris. Com a aparição da garrafa de vidro o vinho pudo ser guardado de maneira mais prática e assim ser levado à mesa.
A pergunta é Qual é a origem da garrafa de vinho? Sem dúvida a aparição da garrafa de vidro foi considerada uma das maiores inovações. Na verdade ela é o resultado de séculos de avance que começaram no século XIII na Veneza onde começa a ser estudado a composição e manipulação do material. Inicialmente sua forma era mais redonda e alargada, devido a que é mais simples obter esta forma no tratamento do vidro soprado.
Posteriormente com a aparição do champanhe e os vinhos espumosos se viram obrigados a melhorar a técnica e fabricar garrafas para resistirem a pressão dos gás carbono. Devido a isto começaram a fabricar garrafas com vidros mais grossos e com formas diferentes.
A fins do século XVII apareceram as garrafas de formas mais alargadas. Na aquela época o vidro não era polido o que fazia que as impurezas fossem de cor verde, mas por outro lado isto favorecia a conservação do vinho ao permitir menor entrada de luz.
Em quanto a sua capacidade não existia a tecnologia de hoje para fabricar todas iguais com exatidão. Era calculado  1 quilo por envase incluindo o vidrio e  o liquido o que resultava fácil para ser levada na mão. Sem o líquido as garrafas tinha uma capacidade entre 700 a 800 ml.
Em 1821 H. Ricketts & co Glass Works Bristol patentou uma maneira de fabricar mecanicamente as garrafas na mesma forma. Foi assim que nasceu a atual garrafa de vinho.
Antes da aparição do vidro o vinho estava exposto ao oxigênio, porem devia se beber rápido pois se estragavam. Graças as garrafas de vidro os vinhos puderam ser guardados por mais tempo, e também todos notaram que tinham melhor aroma.
 A maduração do vinho alcançou popularidade na aristocracia quem guardava as garrafas em grandes cavernas para experimentar o envelhecimento destes.   
Existe um mito sobre que os vinhos melhoram com o tempo, embora tem vinhos  em pequeno percentual que sim melhora com a guarda.
Varietal Jovem - Crianza - Reserva - Gran Reserva.O vinho é e será a bebida mais charmosa que delicia desde tempos remotos e transmite a cultura dos povos.
Saúde!!!


No hay comentarios:

Publicar un comentario