sábado, 27 de octubre de 2018

Processo de Maturação da Videira

Foto: Fazenda-Vinícola Santa Rita 



Dias atrás postei uma matéria com palavras tal vez muito técnicas, como "desborre" "antosianos" "brotación"  "cuajado" etc. Estas formam parte de um vocabulário para denominar o processo de maturação da videira.
A continuação o significado destas palavras e o processo da fruta que mais tarde será vinho

   DESBORRE


Fotografía tomada por Asier Alonso.

Quando o inverno chega ao fim, a planta que esteve repousando todo esse tempo, parece recobrar vida. É possível ver que começa se inchar e aparecem pequenas gemas chamadas "borras". Estas guardam a beleza que pouco tempo depois irá desdobrar aos olhos do agricultor.


 BROTAÇÃO 
Fotografía tomada por Gorka Mauleon.

É o momento em que a planta começa a brotar de novo. Após a podo do outono a videira começa a mostrar sua vida na forma de sarmientos* e folhas. É o processo que enche de verde as plantações.

* sarmientos: caule fino que recebe a seiva da videira


  CUAJADO  
              
Fotografía tomada por RODRIGO GOMEZ.
Conforme a primavera avança começam aparecer pequenas florzinhas hermafroditas*. Elas precisam do pólen para cumprir seu propósito. Os insetos são os responsáveis por isto no processo da polinização.

*Plantas ou seres vivos que possuem os dois sexos


 ENGORDE

Fotografía tomada por marimbajlamesa.

No final da primavera pequenas bolinhas surgem da flor e começam a aumentar seu tamanho gradualmente e aproveitando a água acumulada na terra. As pequenas uvas preparam-se para a fase final.


    ENVERO 
                                                                          
Fotografía tomada por Gorka Mauleon.

As uvas começam a mudar de cor. E é o começo dos agostamentos dos sarmientos da planta.


 AMADURECIMENTO (Maduração)

Fotografía tomada por Francesco Sgroi.

desde final de agosto até princípios de outubro a uva começa a perder acidez e ganha esse sabor doce característico da qualidade do amadurecimento dependerá a qualidade do vinho

  AGOSTAMENTO

Fotografía tomada por Sergio Olivier.

É a passagem do estado vegetativo, quando os novos brotos ainda são verdes e estão tenros e começam a ficar  mais sólidos e tornam-se madeira. Após a vendimia e o verão chegando ao fim, as condições climáticas mudam e a planta deixa de tomar as nutrientes essenciais do solo. Suas folhas tornam-se marrões e secas, junto aos sarmientos que aguardam a poda para repousar todo o inverno, à espera de um novo renascer.



Fonte
http://bodegasramonsaenz.com
Tradução ao português
Nora Ibarra





                                                                          
              




No hay comentarios:

Publicar un comentario