viernes, 14 de diciembre de 2018

Banyuls: O Rei dos Vinhos Fortificados


O nome Banyuls significa banho, já que a cidade que leva esse nome foi construída perto da costa, à beira do Mediterrâneo. E é dessa pequena cidade, de 5.000 habitantes, que o vinho Banyuls empresta o seu nome.
Na fronteira com a região espanhola da Catalunha, Banyuls só foi anexada à França em 1659, com o Tratado dos Pirineus, quando a Catalunha foi dividida entre a Espanha e a França.
A área de produção dos vinhos denominados Banyuls está limitada a quatro municípios vizinhos: Banyuls, Cerbère, Collioure e Port-Vendres.
 E como são esses vinhos?
Os vinhos denominados Banyuls são considerados “vins doux naturels”, ou vinhos doces naturais. Na realidade, são fortificados com aguardente de vinho. O processo de produção, conhecido na França como mutage, é semelhante ao usado para preparar o vinho do Porto. O álcool é adicionado ao mosto para deter a fermentação, enquanto os níveis de açúcar ainda são altos, preservando o açúcar natural da uva.
Banyuls são produzidos a partir das uvas Grenache Noir, Grenache escura e branca, e Macabeu. Um Banyuls Grand Cru, considerado superior dentro da denominação, deve ter ao menos 75% de Grenache Noir.
Amadurecidos em barricas de carvalho, por no mínimo 30 meses no caso dos Grand Cru, Banyuls é um vinho de guarda muito longa, podendo ser preservado por mais de 30 anos.
Banyuls é um vinho com aromas sutis de frutas cristalizadas, tabaco, baunilha, notas de torrefação e as melhores especiarias. E para que esses aromas apareçam e não se percam, deve ser servido entre 12 e 14°C com aperitivos e sobremesas, ou entre 14 e 16°C com pratos e queijos.
Esse é um vinho que acompanha muito bem carnes e frutas caramelizadas, queijos secos e queijos azuis, mas, acima de tudo, é um vinho muito recomendado para a harmonização com chocolate, considerada entre as mais difíceis.
 Por fim, uma curiosidade:
A cidade de Banyuls fica no condado francês de Roussillon. Durante a Idade Média, a região de Roussillon desfrutou um período de prosperidade durante o qual a Ordem dos Templários revolucionou a vitivinicultura, criando um sistema de drenagem que está em uso até hoje, baseado em mais de 6.000 km de muros de pedras.
A rede formada por esses muros impede processos automatizados, garantindo colheita 100% manual nos vinhedos de Banyuls, o que confere ao vinho ainda mais caráter, força e personalidade. Mais um detalhe charmoso de Banyuls...
E, se quiser ler sobre outras denominações de origem, clique aqui.


Fonte
http://www.tintosetantos.com/index.php/denominando/385-banyuls



lunes, 3 de diciembre de 2018

Guia Básico de harmonização de Vinhos & Comidas


Natal e Fim e Ano Novo estão chegando. E as reuniões com amigos e familiares se acrescentam. A seguir um Guia Básico de como harmonizar Vinhos & Comidas

Carnes bovinas asadas ou grelhadas: Varietais: Malbec - Cabernet Sauvignon - Cabernet Franc ou vinhos com cortes de Malbec - Cabernet Sauvignon ou Merlot

Cordeiro: Syrah - Malbec

Porco: Riesling (branco) Pinto Noir (tinto)

Carnes com salsa: Cabernet Sauvignon - Cabernet/Malbec - Cabernet/Merlot

Carnes de caça: Cabernet Sauvignon - Cabernet Franc- Merlot - Syrah ou vinhos com cortes com essas castas

Aves: Segunda a salsa: Tintos jovens ou brancos com meio corpo: Chardonnay - Semillón - Viognier

Ostras: Branco seco: Chablis - Sauvignon Blanc - Pinot Blanc - Alsaciano - Alvarinho

Pescados e Mariscos: Chardonnay - Viognier - Tokai Friulano - Pinot

Massa Seca ou fresca, recheadas com mariscos ou peixes: Chardonnay (branco) Pinot Noir (tinto)

Massa com molhos mediterrâneos, sem creme, com verduras ou tomate alho e oliva: Rosé - Brancos secos - Semillón - Barbera - Bonarda jovem

Pratos com cogumelos: Pinot Noir (tinto)

Foi Gras: Brancos colheita tardia  ou Sauvignon Blanc. Essas duas opções são pois tem quem não gosta de vinhos doces

Arroz (paelhas): Tintos jovens - Casta Merlot ou Temparnillo

 Arroz (risottos): Tintos:  Pinot Noir - Bonarda - Sangiovese - Merlot 

Rissoto Milanés: Chardonnay jovem - Viognier

Queijos azuis: roquefort, gorgonzola, blue danish: Vinhos Coheit Tardia - Oporto Branco - Cahrdonnay com passagem por carvalho

Queijos macios: Brie - Cammembert: vinhos jovens frutados e leves. Semillón (branco)

Queijos duros e picantes: Manchego, Parmessão, Sardo: tintos suaves como Bonarda - Malbec ou Tempranillo

SOBREMESAS

Vinhos Colheita Tardia - Oporto

CHOCOLATE

Água Ardente - Grapa - Destilados: whisky - vodka gelada - Tokai - Oporto - Banyuls

SOBREMESAS COM FRUTAS

Espumantes Brut - Demi Sec  ou Rosé


Nora Ibarra
Sommelier
noraspa@hotmail.com
(48)98861-9818 (whats)


viernes, 30 de noviembre de 2018

Processo Vegetativo de la Vid -

Bodegas y Viñedos Suazo Gastón

Más o menos una vid puede tener un periodo de vida de 100 años, pero según el Libro Guinness de los Récords en 2010, la vid más antigua se encuentra en la ciudad eslovena de Maribor y su edad supera los 400 años.
Como toda planta su ciclo vegetativo depende en gran medida de las condiciones 

                                             



Vinhos Fortificados ou Vinhos de Licor


Vinhos fortificados são aqueles aos quais é adicionado álcool vínico em algum momento do processo de elaboração, com o fim de aumentar seu teor alcoólico e favorecer melhor sua conservação.

Estes vinhos tem sua origem na metade do século XVIII  graças as longas viagens em barcos em que era costume jogar álcool aos vinhos para que duraram mais tempo, pois o álcool é um potente antimicrobiano e reforça sua estabilidade. De fato, como não poderia ser de outro jeito, os ingleses muito tiveram que ver com as técnicas de elaboração e gostos dos vinhos como na sua popularização devido à vocação navegadora.
Conforme foi avançando o século e já entrando no século XIX em vez de adicionar álcool ao vinho quando já estava acabado, começou se acrescentar quando estava em pleno processo de fermentação alcoólica pois deste jeito aportava mais intensidade e corpo aos vinhos.
Quando o álcool é adicionado durante o processo de fermentação ele se "apaga" ficando parte dos açúcares sem fermentar, dado que o nível de álcool é demasiado alto para permitir a vida das leveduras. Esse processo de apagado pode realizar se de uma ou varias vezes. O resultado dele é um grande vinho de guarda, aromático e complexo e sobre tudo doce.


Vinho Laranja



            Os vinhos laranjas  são uma releitura dos vinhos produzidos nas origens da viticultura, que seu deu provavelmente na República da Geórgia, no Cáucaso.
            A sua linda coloração alaranjada, que transita entre o dourado intenso e o âmbar, seja brilhante ou um pouco turva, decorre do processo de maceração das uvas brancas com o mosto, tal como se produzem os vinhos tintos a partir de uvas tintas. A vinificação “oxidativa” - ou pelo menos não exasperadamente protetiva à ação do oxigênio - reforça esta pigmentação da matéria colorante. 
Josko Gravner, renomado enólogo do Friuli na Itália, foi o pioneiro em elaborar estes filosofais. Abandonou o main-stream da vinificação quando era o melhor produtor de vinhos brancos modernos da Itália, em busca de um caminho obscuro, o de reencontrar a essência da arte da vinificação perdida no tempo. Gravner optou pela vinificação em ânforas trazidas da Geórgia, que amplificam a pureza prístina dos seus vinhos. 
            O seu estrondoso sucesso não veio do dia para a noite, mas hoje os vinhos de Gravner são disputados por grandes conhecedores em todo o mundo, ou pelo menos por aqueles que se cansaram de beber vinhos tecnicamente perfeitos, mas sem alma!
            Um séquito de enólogos apaixonados seguiu Gravner, não somente no Friuli e na vizinha Eslovênia, mas em diversos cantos do planeta.
            Estes vinhos laranjas possuem uma complexidade ímpar, revelando desde notas florais, de cítricos confitados, de drupas e frutas secas, até notas “savoury” de cogumelos, de “sottobosco”, além de fortes acentos minerais. Sua estrutura é firme, fenólica, tal como um tinto, mas com o frescor e a mineralidade de um grande branco.
            Na mesa os vinhos laranjas fazem o papel de um grande branco acompanhando peixes e crustáceos em preparações bem saborosas, mas também fazem as vezes de um tinto escoltando com perfeição até carnes intensas como a de cordeiro.


Foto
http://roteiroalternativo.com

Post
http://www.decanter.com.br 

jueves, 22 de noviembre de 2018

Verão Chegandoooo Espumante Degustandooooo



Aqui vão duas receitinhas deliciosas elaboradas com espumantes. Ideais para dias de calor, festas com amigos, jantar romântico... em fim...para todo o que você quiser!!!
A primeira é de Lemon Champ: Nosso jeito argentino de beber espumante!

Ingredientes
1 garrafa de espumante gelado
1/2 quilo de sorvete de limão artesanal ( elaborado com creme e não com água)
1 limão siciliano cortado em fatias para decorar
1 jarra
liquidificador
e taças altas ou as que mais gostamos

Preparação
Colocar o sorvete junto com 1/2 garrafa de espumante no liquidificador. Parece louco mas deste jeito ficará bem mais cremoso. Dar uma batida e passar os ingredientes batidos para a jarra. 
Acrescentar lentamente o resto de espumante da garrafa
Mexer até homogeneizar o preparo. Colocar nas taças e decorar com as fatias de limão. 


Espumante ao Limão 

Ingredientes
1 limão siciliano
1 Garrafa de espumante de preferência Brut ou Demi Sec
Gelo a gosto
1 jarra
taças o copos altos

Preparação

espremer o limão
Colocar o gelo na jarra
colocar lentamente o espumante na jarra
Acrescentar o suco de  limão exprimido
Mexer com a colher bailarina 
Servir...Degustar...Amar...



Nora Ibarra
Sommelier
@falandodevinho_e_outrascoisas
(48) 99608-3363 
Whatsapp (48)99922-1691
noraspa@hotmail.com



lunes, 19 de noviembre de 2018

MULHERES & VINHOS: 5 Mitos que Devem Ser Quebrados



É comum nos referir à igualdade de gênero em questões laborais, sociais ou profissionais. Se bem nós mulheres estamos ganhando espaço, devermos levar em conta alguns aspectos que são giram  em torno do mundo do vinho.
A seguir 5 mitos atuais nos quais vale a pena prestar atenção

I É o homem quem escolhe o Vinho

Isto é algo que podemos observar nos restaurantes quando o garçom se dirige ao homem para a escolha do vinho embora haja mulheres que sabem muito bem degustar um vinho e tem conhecimentos sobre variedades de vinhos e uvas. Portanto seria importante não dar esse conhecimento como patrimônio cultural masculino.

II Homens são melhores Enólogos

O fato das mulheres ser boas catadoras não  só depende do gosto e a capacidade. Também tem a ver com uma questão física e biológica. Foi comprovado em diferentes universidades da Europa que as mulheres tem um bom desenvolvimento de suas capacidades gustativas e olfativas.

III O Vinho é para Homens

Mito total e completamente falso. Atualmente as mulheres representam um 42% no mercado de consumidores de vinhos.

IV O Vinho Branco é para Mulheres

Em pesquisas realizadas recentemente foi comprovado que um 47% das mulheres preferem vinho tinto e que um 31% escolhem o vinho branco e um 13% espumosos.  Este é um mito fundamentado no estereotipo da "delicadeza".

V Mulheres só participam do Vinho quando o bebem

Para finalizar fica claro que no mundo do vinho a mulher está tendo cada dia mais uma participação importante. Desde a viúva Clicquot, quem mudou a historia do champanhe, até os dias de hoje mulheres crescemos e percorremos o ambiente vitivinícola com profissionalismo e tenacidade como nossos colegas do sexo maculino.


Dedico este Post a
Laura Decurnex - Sommelier (Lau Malbec)
Daniela Cisterna - Enóloga Bodega Martinez Croce
Susana Balbo - Enóloga Bodega Dominio del Plata
Kelly Dellasilva - K D Sommeliere

Nora Ibarra
Sommelier










lunes, 12 de noviembre de 2018

BLACK FRIDAY RAFAEL BIONDI WINES



BLEND BONARDA - CABERNET S- MALBEC RESERVA 2015
Predominam as características de intensidade da Bonarda. Corpo e estrutura do Cabernet Sauvignon, mais o calor e a suavidade do Malbec, conseguindo assim um vinho de corte e sabor únicos. 

CABERNET SAUVIGNON RESERVA 2015
Vinho tinto com toque frutado de groselhas e amoras. Com muito corpo e estrutura, taninos marcantes e uma acidez e níveis de álcool de maedio a altas. A cor é profunda com tons de azul e roxo.

MALBEC RESERVA 2015
O Malbec lembra a cerejas, morangos e ameixas. Passas de uva e pimenta preta com traços de frutas cozidas. Na boca é macio e doce,com taninos nada agressivos. Na passagem por madeira adquiriu sabor de café e baunilha.

BONARDA RESERVA 2015
Caracterizado por sua cor vermelha rubi intensa com nuances violeta e roxos. No nariz é intenso e predominam o cassis, amoras e cerejas e um atraente toque picante. Na boca apresenta um sabor de boa intensidade com taninos suaves ao mesmo tempo maduras amalgamados com a fruta.

Caixa de 12 garrafas. Valor R$ 99,00 cada garrafa - PREÇO BLACK FRIDAY R$ 70,00


ESPUMANTE BRUT

50% Chardonnay - 50% Pinot NOir
Sabor frutado com a acidez justa dos citros onde se destacam notas de baunilha e maçã,  características únicas da Chardonnay

Caixas de 06 garrafas. Valor R$ 120,00 cada garrafa - PREÇO BLACK FIRDAY R$ 75,00

PEDIDOS
(48)99608-3363
noraspa@hotmail.com




jueves, 1 de noviembre de 2018

Bodega Rafael Biondi - Espumante Extra Brut

http://bodegarafaelbiondi.com 


Safra 2016

Elaborado com 60% uvas  Chardonnay e 40 % uvas Pinot Noir
 De sabor frutado com a acidez justa dos citros, onde destaca-se as notas de baunilha e maçã características da Chardonnay

Lugar de Procedência: Valle de Uco - Mendoza - Argentina

PARA VENDA NO BRASIL 
(48)99608-3363
noraspa@hotmail.com 


                                                                      


martes, 30 de octubre de 2018

Quanto dura a Crianza em um Vinho?


Post Salta Vinos http://www.saltavinos.com.ar


 O vinho crianza é um vinho que por suas qualidades é adequado para a guarda. Podermos dizer que a crianza é epspecífica  e de acordo  com a variedade. Por isso não é possível estabelecer datas, mas sim uma certa orientação.

Vinhos de crianza são chamados aqueles que passaram um mínimo de envelhecimento entre madeira e garrafa. São vinhos que desenvolvem além das características varietais da sua origem outras características organolépticas devido a esse período de envelhecimento.

Seu consumo ideal varia dependendo de vários fatores, mas geralmente é mais ou bastante mais longo prazo que os vinhos jovens (normalmente entre 3 e 10 anos, embora alguns tenham capacidade até 20 anos.
Os vinhos crianza na sua maioria são tintos embora também tem muitos brancos e é raro encontrar rosé.
Dentro dos vinhos crianza segundo a regulamentação das denominações de origem espanholas há 3 subtipos:

CRIANZA, RESERVA E GRAN RESERVA.  Cada conselho regulador das diferentes denominações de origem (D.O) estabelece períodos de tempo determinados para cada categoria. Os períodos aproximados da crianza move-se nestas margens:

CRIANZA Mínimo seis meses em madeira e até dois anos em garrafa. Crianza será então o vinho que tem um ano em madeira e outro ano na garrafa assim  como aquele que tem 18 meses em madeira e seis na garrafa.

RESERVA  Mínimo de um ano em madeira e até três anos na garrafa.

                                                                 



#葡萄酒



Fonte Salta Vinos
http://www.saltavinos.com.ar
Tradução ao Português
Nora Ibarra
Sommelier 

Cuanto dura la Crianza en un vino?

Post de Salta Vinos http://www.saltavinos.com.ar

¿Cuánto dura la crianza de un vino?. El vino de crianza es un vino que por sus cualidades es adecuado para la guarda. Podemos decir que la crianza es específicade acuerdo a la variedad también. Por ello no se pueden establecer fechas, pero si una orientación aproximada
Se llama vinos de crianza a quellos que han pasado un mínimo de crianza entre madera y botella. Son vinos que desarrollan, además de las características varietales de las que proceden, otras características organolépticas debidas a este periodo de envejecimiento.
Su consumo ideal varía dependiendo de varios factores, pero por lo general es de más o bastante más largo plazo que los vinos jóvenes (normalmente entre 3 y 10 años, aunque algunos aguantan hasta 20). Los vinos de crianza, en su mayoría, son tintos aunque también hay muchos blancos y es raro encontrar rosados.
Dentro de los vinos de crianza, según la reglamentación de las denominaciones de origen españolas, hay tres subtipos:
CRIANZA, RESERVA, y GRAN RESERVA. Cada Consejo regulador de las diferentes denominaciones de origen (D.O.) establece unos periodos de tiempo determinados para cada categoría. Los periodos aproximados de la crianza se mueve en estos márgenes:
CRIANZA.- Mínimo de seis meses en madera y hasta dos años en botella. Crianza será tanto el vino que tiene un año en madera y otro en botella como el que tiene 18 meses en madera y 6 en botella.
RESERVA.- Mínimo de un año en madera y hasta tres años en botella.

Taças



Uma taça de vinho bonita não agrada simplesmente aos olhos. Quando elas são as corretas, resultam as companheiras perfeitas do vinho. 
Está comprovado que certos tipos de taças permitem diferentes experiências de degustação. Uma forma acentua os ácidos, outra os aromas frutados e assim em mais.
Por exemplo se bebermos um riesling na taça errada pode ter muita acidez. Um vinho tinto encorpado se é bebido em uma taça de espumante não abre.
Tente provar seu vinho preferido na taça errada e você ficará surpreso!


Taça de Vinho - Água - Espumante


domingo, 28 de octubre de 2018

PROCURA-SE INVESTIDOR

                                                 
 
             

VINÍCOLA EM ATIVIDADE  - EXCELENTE PONTO TURÍSTICO EM GRAMADO - RS 



Cidade de colonização alemã e italiana no Sul do Brasil. A terceira cidade do Brasil mais visitada pelos turistas. Recebe 1600.000,00 turistas ao ano

A vinícola tem 7500 de viníferas para vinho e 3 mil de suco tipo americano. As viníferas tem 6 tipos de variedade de uvas Montepulciano, Cabernet
Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Bordô.


Tem 16 ha, sendo que aproximadamente 5ha são de plantas viníferas/suco. O prédio de produção de vinhos é novo. Galpão bem equipado. Tendo também a casa do caseiro com 2 dorm, sala, cozinha, banheiro e estacionamento.
Há uma cabana estilo canadense com 3 dormitórios, sala, cozinha e 2 banheiros. Um lindo espaço gourmet. E amplo espaço para estacionamento.
2 poços artesianos
Características: O caminho para a vinícola é asfaltado.
São 5 ha de cultivo de uvas e capacidade para ampliar ainda mais de aproximadamente 3ha e pode se comprar mais variedades de uvas de fora.
Atualmente são 7500 plantas viníferas que produzem 17000 garrafas por ano com um faturamento médio mensal de R$ 720.000,00 mil reais . Sendo um faturamento anual aproximado de R$ 9.000.000. E recuperação do investimento em 27 meses.
Produção com potencial para ser aumentada 10 vezes mais. O que passaria a produzir em torno de 200 mil garrafas/ano.
Tem um espaço ideal para instalação de uma pousada e um restaurante.Lugar com grande potencial pra ser explorado, podendo fornecer vinhos a todas as pousadas e restaurantes da cidade.

Valor do investimento: R$20 milhões.
Motivo da venda
Um casal apreciador de vinhos fez a vinícola para amigos e consumo próprio. A mesma passou a receber muitos visitantes, os proprietários estão idosos e aposentados
nos colocamos a sua disposição para esclarecer dúvidas

Contato: noraspa@hotmail.com
(48)98861-9818